en-USpt-PT

Artigos/ Newsletters

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE

Ricardo Teixeira

Como crescer o Escritório de Advogados? - 1ª parte

Como crescer o Escritório de Advogados? - 1ª parte

- Tempo de Leitura: 4 min. 20 s.


Tony Robbins diz: "Se não cresces, morres!"
 

E se pensarmos bem, esta é a verdade. No momento em que o nosso cérebro deixa de "crescer", começamos o nosso declínio e os escritórios de advogados não fogem à regra.
 
São inúmeras vezes que recebo a mesma pergunta nos vários pontos do globo: "Como cresço o meu escritório em dimensão?".
 
Na verdade existem 5 FORMAS DE CRESCER O ESCRITÓRIO em termos de dimensão:
1. Organicamente;
2. Aquisição/ fusão;
3. Outsource;
4. Parcerias;
5. E um misto das várias opções.
 
Não existe uma verdade absoluta para qual o melhor modelo, depende de muitas variáveis: como o esquema de sócios, a maturidade da organização, a capacidade de liderança, a capacidade de adaptação, branding e muito mais… Claro que se disserem: "Escolhe uma!" então diria a 5ª opção. Porquê?  É a opção que oferece mais capacidade de atingir vários mercados com o melhor controlo possível.
 
Vejamos o caso de um exemplo de uma sociedade, que tive o prazer de entrevistar o Chairman (e fundador): a Abreu Advogados. Esta sociedade ao longo do seu crescimento foi variando na sua estratégia. No início, cresceu organicamente, através da contratação. Mas como pretendia um crescimento mais acelerado, mudou a sua estratégia principal. Com a dimensão que na época tinha, iniciou um processo de aquisições/ fusões de sociedades mais pequenas que trouxeram carteira de clientes e advogados já com experiência. E quando sentiram a necessidade de ir de forma mais forte e vincada para o mercado internacional mais abrangente, mudaram novamente e iniciaram esquemas de parcerias com outros escritórios por todo o mundo.
 
De realçar ainda que este crescimento foi sempre sustentado por pilares absolutamente fundamentais e que eu considero como críticos (e que "farto-me de bater" nas minhas consultorias), a saber: 
1º Procedimentos. Procedimentos internos bem definidos e formalizados numa constante aprendizagem, ou seja, não param de inovar seja através de novas ideias, seja para colmatar falhas na organização;
2º Liderança. Liderança forte, assente num princípio de "Liderar pelo exemplo";
3º IT. Sistemas de Informação que apoiam toda a informação e fornecem indicadores de gestão que apoiam as decisões.
 
Todos estes pontos tiveram e têm inúmeros desafios, aliás a titulo de exemplo, a reorganização só da área financeira deste Caso de Estudo levou cerca de 24 meses, com altos e baixos. Ou seja, não foi adquirir um software, instalar, dar formação e arrancar. Porquê? Porque no meio de tudo isto temos um factor muito importante: as pessoas! 
 
Ao longo de um processo de implementação é preciso uma flexibilidade grande para integrar as pessoas na mudança e por outro lado, satisfazer as necessidades do negócio. E como a organização é um "ser vivo em movimento" estas necessidades não terminam e é necessário uma constante adaptação e melhoria.
 
No momento em que escrevo esta newsletter (no avião) venho de mais uma visita a clientes na Ásia, onde temos clientes de diferentes dimensões e com diferentes necessidades. E também aqui existem todos estes pontos críticos, ao qual alio mais um: o envolvimento dos sócios num esquema de parceria com uma abordagem sempre do ponto de vista da solução. Aliás esse é um dos parâmetros que eu considero como fulcral para que eu e a KAMAE possamos trabalhar com clientes. Quando estou num cliente eu digo sempre "nós" e não "vós", precisamente porque temos de pensar em conjunto.  
 
No momento em que um cliente considere que a "Lei do Chicote" é a sua, nós simplesmente saímos, porque a verdade é que os problemas, (que eu gosto de chamar desafios :-) ) VÃO ACONTECER e a forma como reagimos a estas situações é que vão determinar o nosso crescimento futuro.
 
Na próxima Newsletter continuaremos esta temática, explorando um pouco mais cada opção. No entretanto, pense que tipo de estratégias de crescimento quer para o seu escritório?
 
Se está interessado em fazer crescer o seu escritório de forma sustentada: com procedimentos e sistemas adequados que o acompanhem na sua evolução então clique aqui para nos contactar. Já são mais de 18 anos de experiência na área jurídica, com clientes nos vários pontos do mundo.

Ricardo Teixeira
Law Firm's Board Advisory

Comentário (0)









CAPTCHA image
Introduza o código mostrada na caixa abaixo
Salvar Comentário
Junta-te à nossa lista VIP para receberes conteúdos exclusivos!


Tags

linguagem 1ª Parte 1º Erro 20% 80% 2013 2014 2015 2016 2ª Parte actividade Juridica actividade jurídica Actos Notariais Adiantamentos Advocacia Advogado Advogados Agenda Agosto ajuda Ano difícil Apple arquivo arte atrair atrair novos clientes aumentar aumentar receitas Avaliação avaliar Avenças caixas pretas Capacidade Captar Clientes Casos Certificação Chefias Chicote ciência clientes cloud Coaching cobram Cobranças cobrar conhecimento Consultoria Contas bancárias crescer cultura custo D.U.M.B. Decisão decisões Despesas dia-a-dia Diagnóstico difusas disciplina eficazes electrónica e-mail equipa Equipas Erros Erros de Gestão Escolha escritório Escritórios ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS Estagiários estudo execução Factos Facturação facturar Falha Falhas Falta Falta de Investimento famosas Faturação Férias Férias Judiciais Ferramentas follow-up formação gestão Gestão de Tempo Gestão Jurídicas GOALS Grande Sociedade Honorários Ideias importância importantes indicadores Ineficazes informação Informalidade interrupções Investimentos IT jurídico Juristas Lenta Liderança Liderar advogados Ligação Crítica liguagem Linguagem mais inspirador marcados marketing Marketing Publicacional medir melhorar método Métricas Moda mudanças mundo DIGITAL Musashi Must necessária Networking Novas Regras novos clientes O ANO! Objectivos on-line Organização outro nível papel Parceiros pareto Parte II Parte III participação Património peças perdem clientes peso prática isolada prazos judiciais princípios fundamentais problema problemas Procedimentos Procedimentos formalizados processuais produtividade propostas prospectos Provisões Qualidade Recebeu Recebeu recado Receitas Registo registo de tempos Relacionamento Resistência Rotatividade Segurança segurança absoluta seguras sem apoio Seminário SEMINÁRIO ON-LINE sete princípios Sindromes Sistema Sistemas de Informação Site Sites Sociedade Sociedades sócios Solicitadores Soluções Sun Tzu Tempo tempo e horas Tempos tempos facturados tempos produzidos Tendências Time-sheet Top 10 de Erros TOP 10 DOS ERROS trabalho trabalho efectuado Valor/ h Valor/hora vencer visitas