it.wellreplicas.to replique montre fausse rolex rolex imitacion https://es.upscalerolex.to https://pt.upscalerolex.to/ pt.wellreplicas.to repliki zegarków https://gr.buywatches.is hu.buywatches.is

en-USpt-PT

Artigos/ Newsletters

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE

Ricardo Teixeira

Gestão de Tempo para Advogados e Solicitadores

Gestão de Tempo para Advogados e Solicitadores

A Gestão de Tempo é um dos desafios da advocacia e muito se tem escrito sobre este tema.

Na newsletter de hoje vamos abordar este aspecto fulcral para o êxito da actividade.

Existe um principio chamado Principio de Pareto que nos apresenta a regra do 20/80, ou seja, 20% do que fazemos produz 80% de resultados; pelo que temos de nos focar nos 20% que produzem esses resultados. De que forma podemos avaliar? Para isso é fundamental o registo diário das nossas acções para depois observarmos os nossos resultados. A gestão do seu tempo é fundamental.

À primeira vista podemos pensar que a gestão do tempo é estarmos a perder ainda mais tempo precioso que podíamos usar para implementar mais rapidamente, mas os estudos existentes mostram que não é verdade.

O problema de gerir o tempo não é apenas o facto de termos muitas coisas para fazer durante o dia, é principalmente uma questão de não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser feito de importante na altura em que estamos mais produtivos. Muitas vezes estamos ocupados a fazer as coisas urgentes mesmo que não sejam as coisas mais importantes. Aliás podemos até estar a perder tempo com coisas insignificantes que prejudicarão em muito a nossa gestão do tempo mais tarde.

Após vários estudos na área da gestão de tempo, concluiu-se que os maiores gastadores de tempo são:  
- Interrupções mal geridas. Não podemos acabar com as interrupções, mas podemos aprender a geri-las eficientemente.
- Atitude. Passar o dia sem qualquer objectivo real, deixando as horas passarem e adiando todas as tarefas até à última hora possível.
- Não delegar correctamente. Não partilhar o trabalho com os outros e tentar fazer tudo sozinho, mesmo que saiba que não será possível.

Uma má gestão do tempo leva a que fiquemos irritados com os colegas, cansados física e psicologicamente, dificuldades de concentração, não dormir bem (que afecta toda a sua performance do dia) e em casos extremos, uma depressão.

Um dos pontos principais é planear com antecedência, ou seja, no mínimo um dia antes, as tarefas do dia seguinte. Se planear o seu dia com antecedência, o seu subconsciente irá preparar-se durante a noite para o dia seguinte. Portanto, organize-se! Faça uma lista de todas as tarefas que tem em “fila”. O objectivo é esvaziar a mente, para que esta esteja mais calma e com a concentração necessária para estipular o objectivo para o dia que se está a planear e categorizar as tarefas por prioridades.

Mas como categorizar? Aqui, poderá entrar uma técnica muito falada na gestão de tempo: 4 quadrantes. Basicamente existem quatro quadrantes que classificam as tarefas como:

    1. Urgentes e Importantes;
    2. Não urgentes e importantes;
    3. Urgentes e não importantes;
    4. Não urgentes e não importantes.

As nº1 são prioritárias; as nº3 são normalmente interrupções, chamadas telefónicas não urgentes mas que convertem-se em urgentes ao estar atender, ou seja, tudo o que damos normalmente atenção imediata, mas que se pensarmos bem não são críticas; as nº2 são tarefas normalmente estratégicas e importantes para a nossa vida; as nº4 são actividades de lazer ou outras. Portanto as nº2 são as mais críticas e aquelas que devemos minimizar.

Também é fundamental que utilize uma ferramenta de apoio à Agenda e aqui recomendamos o Outlook. Este programa faz parte do pacote office e permite-lhe organizar um calendário eficaz e uma lista de contactos com possibilidade de sincronização com o seu telemóvel. Assim, nunca mais irá perder os seus contactos e terá sempre a agenda consigo! (falaremos numa futura newsletter)

Para além do planeamento e do controlo rigoroso do nosso objectivo, outra forma de melhorarmos a nossa gestão de tempo é sermos mais eficazes com as ferramentas que utilizamos, por exemplo, o Microsoft Word. Se soubermos os atalhos de teclas e/ou formas mais rápidas de organizar informação, registar, navegar pelos documentos é mais fácil melhorarmos o nosso tempo de execução. Muitas pessoas passam horas a realizar acções dentro das ferramentas informáticas onde existem funcionalidades para fazer em minutos.

Marque intervalos de tempo para não ser interrompido onde sabe que é a altura em que produz mais. E ao longo do dia tente minimizar as suas interrupções e mantenha o foco no objectivo do dia.

Agora vamos colocar isto em números: se melhorar 10% no seu planeamento, 10% na utilização das ferramentas, 10% melhor gestão do tempo ao longo do dia… Tem um aumento de produtividade de 30%!!! Já pensou traduzir isto em dinheiro? A gestão de tempo é uma disciplina que requer algum planeamento e muita vontade de ser produtivo. Mas é também uma forma de fazer o seu trabalho motivado durante o tempo em que está na empresa e depois ir para sua casa e aproveitar o resto do tempo para si, para relaxar com a família e ganhar forças para o dia seguinte.

Lembre-se que: “Com uma correcta gestão do tempo irá viver mais saudavelmente.

Gostou do que leu? Quer aprender mais? Contacte-nos.

--------------------------
Ricardo Teixeira
CEO KAMAERT

Comentário (0)



Os comentários estão fechados
Junta-te à nossa lista VIP para receberes conteúdos exclusivos!


Tags

linguagem 1ª Parte 1º Erro 20% 80% 2013 2014 2015 2016 2ª Parte actividade Juridica actividade jurídica Actos Notariais Adiantamentos Advocacia Advogado Advogados Agenda Agosto ajuda Ano difícil Apple arquivo arte atrair atrair novos clientes aumentar aumentar receitas Avaliação avaliar Avenças caixas pretas Capacidade Captar Clientes Casos Certificação Chefias Chicote ciência clientes cloud Coaching cobram Cobranças cobrar conhecimento Consultoria Contas bancárias crescer cultura custo D.U.M.B. Decisão decisões Despesas dia-a-dia Diagnóstico difusas disciplina eficazes electrónica e-mail equipa Equipas Erros Erros de Gestão Escolha escritório Escritórios ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS Estagiários estudo execução Factos Facturação facturar Falha Falhas Falta Falta de Investimento famosas Faturação Férias Férias Judiciais Ferramentas follow-up formação gestão Gestão de Tempo Gestão Jurídicas GOALS Grande Sociedade Honorários Ideias importância importantes indicadores Ineficazes informação Informalidade interrupções Investimentos IT jurídico Juristas Lenta Liderança Liderar advogados Ligação Crítica liguagem Linguagem mais inspirador marcados marketing Marketing Publicacional medir melhorar método Métricas Moda mudanças mundo DIGITAL Musashi Must necessária Networking Novas Regras novos clientes O ANO! Objectivos on-line Organização outro nível papel Parceiros pareto Parte II Parte III participação Património peças perdem clientes peso prática isolada prazos judiciais princípios fundamentais problema problemas Procedimentos Procedimentos formalizados processuais produtividade propostas prospectos Provisões Qualidade Recebeu Recebeu recado Receitas Registo registo de tempos Relacionamento Resistência Rotatividade Segurança segurança absoluta seguras sem apoio Seminário SEMINÁRIO ON-LINE sete princípios Sindromes Sistema Sistemas de Informação Site Sites Sociedade Sociedades sócios Solicitadores Soluções Sun Tzu Tempo tempo e horas Tempos tempos facturados tempos produzidos Tendências Time-sheet Top 10 de Erros TOP 10 DOS ERROS trabalho trabalho efectuado Valor/ h Valor/hora vencer visitas