it.wellreplicas.to replique montre fausse rolex rolex imitacion https://es.upscalerolex.to https://pt.upscalerolex.to/ pt.wellreplicas.to repliki zegarków https://gr.buywatches.is hu.buywatches.is

en-USpt-PT

Artigos/ Newsletters

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE

Ricardo Teixeira

Estagiários: um peso ou uma ajuda?

Estagiários: um peso ou uma ajuda?

Ao longo dos anos verificamos que os estagiários têm sempre dois tipos de classificação: ou são um peso ou representam um valor acrescentado para o escritório.

Muitos dos estagiários que chegam aos escritórios são por intermédio, do amigo, do familiar, do colega ou outro contacto mais próximo. Não são muitas as sociedades (tirando as maiores e casos pontuais) que fazem um processo de selecção/ recrutamento.

Na nossa opinião e baseado nas boas práticas que temos observado ao longo dos anos, os estagiários podem certamente representar uma mais-valia para a organização aprendendo durante o estágio tudo o que necessitam para começar a sua actividade e ao mesmo tempo dando uma forte ajuda no local onde se encontram a estagiar.

Os estagiários dividem-se, claramente, em duas classes tendo em conta se estão no primeiro ou segundo ano de estágio. Então, como é que estes podem ser rentabilizados e ao mesmo tempo proporcionar um estágio em que o escritório também saia prestigiado?

Primeiro que tudo, o escritório tem de estabelecer um plano de estágio (que poderá ser eventualmente adaptado caso a caso). Escrito assim, parece ser algo muito complicado e trabalhoso… Mas não… Basta ter os pontos principais, como por exemplo: objectivos, funções, autonomia, a quem reporta, principais procedimentos e outros apontamentos importantes. Deve ser escrito de forma simples e compreensível. Não precisa de “atacar” já, mas da próxima vez que tiver um estagiário invista 30 minutos do seu tempo a pensar. Assim, para o próximo estagiário estará pronto com algumas melhorias que queira introduzir.

Um dos aspectos que desde o dia 1 deve habituar o estagiário é aos bons hábitos, como por exemplo, preenchimento de time-sheet. Sim, o estagiário deve preencher time-sheet, mesmo que esses registos sejam tarefas de âmbito administrativo, informático ou outro que não jurídico.

Claro que, também existem outros pontos que devem ser apresentados como por exemplo: horários, forma de vestir e de se apresentar, bem como o local onde poderá trabalhar e forma de tirar dúvidas sem estar, permanentemente, a interromper o patrono ou o colega que o esteja a ajudar.

No primeiro ano de estágio não tenha problemas em colocar o estagiário a fazer trabalho de secretariado. É importante que ele rode pelas várias áreas do seu escritório que, assim, ele irá aperceber-se de tudo o que se passa. Ele precisa de aprender todos os aspectos que gravitam à volta da advocacia, pelo que pode ter um conjunto de funções que podem ir das mais simples, como: organização de um arquivo, actualização da base de dados de clientes ou outras tarefas que apoiem a organização do escritório. Peça ao seu secretariado para enumerar um conjunto de tarefas que possa ser feito pelo estagiário e depois leia essa lista e introduza as suas alterações. Não se esqueça que hoje em dia é muito frequente os estagiários já terem facebook, linked in ou outros; cujo conhecimento pode representar uma mais-valia para o seu escritório.

E, progressivamente poderá introduzi-lo no trabalho jurídico de forma acompanhada, começando, eventualmente, pela organização e pesquisa jurídica de acórdãos, jurisprudência, organização de minutas, etc.

Sem dúvida alguma que, durante o estágio irá avaliar o trabalho do candidato. A excelente nota da Universidade muitas vezes não se reflecte no desempenho da pessoa em ambiente de trabalho real; são inúmeros os casos em que isto se verifica e é importante analisar se se trata de alguém em que se pode apostar ou não. Aspectos como: pro-actividade, curva de aprendizagem, organização, capacidade de raciocínio e outros parâmetros podem ser analisados no decurso do estágio.

Se tiver estágios já a decorrer e que potencialmente se encontram perto do fim, peça-lhes a colaboração para elaborar esse plano.

De certeza que é seu desejo que o estagiário deixe o seu escritório com uma óptima opinião, porque não são poucos os casos em que mais tarde estes estagiários se cruzam com o escritório onde estagiou por razões profissionais.

Agora que as férias judiciais se aproximam, coloque na sua agenda: “Elaborar plano de estágio!”

Lembre-se que: "Os Patronos abrem a porta, mas o estagiário precisa de entrar sozinho!"

Ricardo Teixeira - CEO KAMAE

Comentário (0)



Os comentários estão fechados
Junta-te à nossa lista VIP para receberes conteúdos exclusivos!


Tags

linguagem 1ª Parte 1º Erro 20% 80% 2013 2014 2015 2016 2ª Parte actividade Juridica actividade jurídica Actos Notariais Adiantamentos Advocacia Advogado Advogados Agenda Agosto ajuda Ano difícil Apple arquivo arte atrair atrair novos clientes aumentar aumentar receitas Avaliação avaliar Avenças caixas pretas Capacidade Captar Clientes Casos Certificação Chefias Chicote ciência clientes cloud Coaching cobram Cobranças cobrar conhecimento Consultoria Contas bancárias crescer cultura custo D.U.M.B. Decisão decisões Despesas dia-a-dia Diagnóstico difusas disciplina eficazes electrónica e-mail equipa Equipas Erros Erros de Gestão Escolha escritório Escritórios ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS Estagiários estudo execução Factos Facturação facturar Falha Falhas Falta Falta de Investimento famosas Faturação Férias Férias Judiciais Ferramentas follow-up formação gestão Gestão de Tempo Gestão Jurídicas GOALS Grande Sociedade Honorários Ideias importância importantes indicadores Ineficazes informação Informalidade interrupções Investimentos IT jurídico Juristas Lenta Liderança Liderar advogados Ligação Crítica liguagem Linguagem mais inspirador marcados marketing Marketing Publicacional medir melhorar método Métricas Moda mudanças mundo DIGITAL Musashi Must necessária Networking Novas Regras novos clientes O ANO! Objectivos on-line Organização outro nível papel Parceiros pareto Parte II Parte III participação Património peças perdem clientes peso prática isolada prazos judiciais princípios fundamentais problema problemas Procedimentos Procedimentos formalizados processuais produtividade propostas prospectos Provisões Qualidade Recebeu Recebeu recado Receitas Registo registo de tempos Relacionamento Resistência Rotatividade Segurança segurança absoluta seguras sem apoio Seminário SEMINÁRIO ON-LINE sete princípios Sindromes Sistema Sistemas de Informação Site Sites Sociedade Sociedades sócios Solicitadores Soluções Sun Tzu Tempo tempo e horas Tempos tempos facturados tempos produzidos Tendências Time-sheet Top 10 de Erros TOP 10 DOS ERROS trabalho trabalho efectuado Valor/ h Valor/hora vencer visitas