it.wellreplicas.to replique montre fausse rolex rolex imitacion https://es.upscalerolex.to https://pt.upscalerolex.to/ pt.wellreplicas.to repliki zegarków https://gr.buywatches.is hu.buywatches.is

en-USpt-PT

Artigos/ Newsletters

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE

Ricardo Teixeira

A formação em gestão é necessária?

A formação em gestão é necessária?

Este mês de Agosto faz 5 anos que iniciámos este ciclo de Newsletters para toda a comunidade jurídica. Durante este tempo, a temática da gestão, contabilidade e sistemas de informação foi sempre apresentada com uma linguagem simples e pautada pela informalidade. É com muito prazer que fazemos estas newsletters e o vosso feed-back tem sido decisivo e motivante para as mantermos no activo. O nosso MUITO OBRIGADO!

Hoje gostaríamos de falar na existência de 5 tendências que cada vez mais estão a obrigar o advogado a sair da sua zona de conforto e a procurar aprender competências ligadas às áreas de gestão, sejam estas financeiras, relativas a recursos humanos, organizacionais ou outras. Quais são então estas tendências?

  • Facturação. Cada vez mais são os pedidos dos clientes para que a facturação seja de valor fixo. A determinação desta não pode ser empírica! É preciso saber calcular tal valor com exactidão…
  • Maior rotação da equipa. Nunca houve tantos "saltos" de profissionais entre escritórios como agora! Sendo as pessoas o maior "activo", é fundamental que os elementos de topo ou quadros superiores tenham noção do que é necessário para reduzir esta rotatividade. Só para terem uma ideia, o custo de formar uma pessoa nova fica no mínimo entre 3 a 5 vezes mais do que aumentar o salário de alguém que já trabalha no escritório. Sabemos que os profissionais saltam com diferenças de salários por vezes de 10%, pelo que não é só dinheiro que está a contar nestas mudanças… Lidar com pessoas pode ser muito desgastante pelo que terá de estudar novas formas de motivar e reter a sua equipa;
  • Consultor do Cliente. Cada vez mais o Advogado está envolvido no negócio do cliente, actuando em campos que vão para além do direito, e ter uma perspectiva de negócio fornece um valor acrescentado ao cliente. Os advogados têm de ter cada vez mais visão do negócio e ser menos o "advogado do diabo". Este equilíbrio é o segredo:-)
  • KPI - Métricas de Gestão. Saber o que medir e de que forma é uma obrigatoriedade cada vez maior dos escritórios. Navegar apenas com a "conta bancária" ou mesmo com registos de tempos já não é suficiente no mundo de hoje. Todo o cêntimo conta, para isso temos de saber avaliá-lo;
  • Sair do "Plateau". Os escritórios atingem muitas das vezes um "plateau" de facturação e/ou rentabilidade que ao longo dos anos torna-se difícil de superar. É preciso fazer uma reengenharia de procedimentos e olhar para "dentro", pois 80% das vezes o factor maior que impede este salto está nos líderes.

Todos estes pontos e muitos outros batem num único vector: "COMPETÊNCIAS DE GESTÃO!". Conhecimento é poder… Mas só quando posto em prática!

Todos sabemos que…

  • Os advogados não têm o hábito de partilhar a forma como gerem o seu escritório;
  • É difícil encontrar uma fonte de confiança que conheça profundamente o modelo de negócio das sociedades de advogados;
  • Os advogados não aprendem quaisquer competências de gestão durante a sua formação académica;
  • A maior parte dos escritórios utiliza a conta bancária como único indicador de gestão;
  • A contabilidade é um “pesadelo”! E dizer “pago ao contabilista para eu não me chatear" pode trazer muitos dissabores…
  • O advogado não sabe coordenar a sua equipa porque foi “educado” a trabalhar sozinho;
  • Marketing digital, Cloud, IT, Marketing Educacional são ferramentas que os profissionais da área não sabem usar, muito menos rentabilizar;
  • Planos de marketing ou negócio? O que é isso?
  • Fluxos de trabalho bem definidos são uma miragem…
  • Os advogados têm horários muito complicados que não se coadunam com aulas;
  • Munido das competências certas o advogado pode compreender e ajudar ainda mais os seus clientes. Um advogado com conhecimento de negócio é um activo valioso para qualquer empresa. Assim pode cobrar mais!

Existe solução…

Se aumentar as suas capacidades de gestão…

  • O seu “rapport” com o seu cliente aumenta, dado que ele identifica-se consigo;
  • Aumenta o seu leque de clientes empresariais, porque eles vêem em si um valor acrescentado;
  • Melhora as suas capacidades de liderança, retendo e aumentando a produtividade da sua equipa;
  • Organiza melhor o seu escritório, aumentado a sua eficácia;
  • Comunica melhor com a sua contabilidade (seja esta interna ou externa);
  • Torna-se mais perspicaz com números e em relação a todos os procedimentos internos;
  • Gere melhor o seu tempo, melhorando assim a sua qualidade de vida;
  • Os seus parceiros vão querer trabalhar consigo;
  • Os seus honorários podem subir a um outro nível!!!

Por isso é fundamental que a partir de ontem se preocupe com formação nesta área!

Se estiver interessado nestas áreas, EU posso ajudar! Depois de 17 anos de experiência em consultoria especializada nesta área, com contactos com advogados em mais de 80 países, tinha de ser estúpido para não saber o que funciona e o que não funciona…

Criei o Primeiro Curso de Gestão para Advogados realmente feito para Advogados! Um Mini-MBA com o que realmente interessa e funciona! E acessível, longe dos 7.500€ a 25.000 euros que custam este tipo de formações.

Se não estiver interessado, tudo bem, mas pelo menos preocupe-se em procurar e estudar gestão. É vital para o seu escritório!

Lembre-se que: "A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio

Boa semana!
Ricardo Teixeira

Comentário (0)



Os comentários estão fechados
Junta-te à nossa lista VIP para receberes conteúdos exclusivos!


Tags

linguagem 1ª Parte 1º Erro 20% 80% 2013 2014 2015 2016 2ª Parte actividade Juridica actividade jurídica Actos Notariais Adiantamentos Advocacia Advogado Advogados Agenda Agosto ajuda Ano difícil Apple arquivo arte atrair atrair novos clientes aumentar aumentar receitas Avaliação avaliar Avenças caixas pretas Capacidade Captar Clientes Casos Certificação Chefias Chicote ciência clientes cloud Coaching cobram Cobranças cobrar conhecimento Consultoria Contas bancárias crescer cultura custo D.U.M.B. Decisão decisões Despesas dia-a-dia Diagnóstico difusas disciplina eficazes electrónica e-mail equipa Equipas Erros Erros de Gestão Escolha escritório Escritórios ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS Estagiários estudo execução Factos Facturação facturar Falha Falhas Falta Falta de Investimento famosas Faturação Férias Férias Judiciais Ferramentas follow-up formação gestão Gestão de Tempo Gestão Jurídicas GOALS Grande Sociedade Honorários Ideias importância importantes indicadores Ineficazes informação Informalidade interrupções Investimentos IT jurídico Juristas Lenta Liderança Liderar advogados Ligação Crítica liguagem Linguagem mais inspirador marcados marketing Marketing Publicacional medir melhorar método Métricas Moda mudanças mundo DIGITAL Musashi Must necessária Networking Novas Regras novos clientes O ANO! Objectivos on-line Organização outro nível papel Parceiros pareto Parte II Parte III participação Património peças perdem clientes peso prática isolada prazos judiciais princípios fundamentais problema problemas Procedimentos Procedimentos formalizados processuais produtividade propostas prospectos Provisões Qualidade Recebeu Recebeu recado Receitas Registo registo de tempos Relacionamento Resistência Rotatividade Segurança segurança absoluta seguras sem apoio Seminário SEMINÁRIO ON-LINE sete princípios Sindromes Sistema Sistemas de Informação Site Sites Sociedade Sociedades sócios Solicitadores Soluções Sun Tzu Tempo tempo e horas Tempos tempos facturados tempos produzidos Tendências Time-sheet Top 10 de Erros TOP 10 DOS ERROS trabalho trabalho efectuado Valor/ h Valor/hora vencer visitas