it.wellreplicas.to replique montre fausse rolex rolex imitacion https://es.upscalerolex.to https://pt.upscalerolex.to/ pt.wellreplicas.to repliki zegarków https://gr.buywatches.is hu.buywatches.is

en-USpt-PT

Artigos/ Newsletters

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE

Ricardo Teixeira

Falta de disciplina de registo de tempos do trabalho efectuado

Falta de disciplina de registo de tempos do trabalho efectuado

Quase todas as semanas recebo uma chamada de algum escritório, potencial cliente ou cliente em arranque de implementação de sistemas de informação, preocupado com a sua equipa não introduzir os seus registos de tempos.

Tal como já salientámos num artigo anterior é fundamental o registo do trabalho, independentemente, do valor facturado ao cliente ser baseado num valor/h ou não. Só assim, poderemos saber se, realmente, o valor foi adequado ou não. Por isso, temos de estabelecer uma estratégia rígida de registo de tempos.

Sem dúvida alguma que o primeiro passo é motivar e mentalizar a equipa que é fundamental o registo do trabalho e que todos irão beneficiar com esse aspecto. É necessário mostrar que a gestão financeira está ligada directamente a este aspecto e que, portanto, todos têm um papel importante.

O próximo passo é ter um sistema que ajuda nesse facto. Sobretudo que, seja integrável com as suas ferramentas de trabalho e que especialmente não seja intrusivo. Aqui a solução KamaeLei é excelente, pois o advogado não tem de abrir outro software e a partir do Microsoft Word e Outlook realiza estas operações sem qualquer dificuldade.

O passo seguinte é estabelecer regras de introdução, ou seja, descritivos uniformes para que haja uma coerência na apresentação dos vários relatórios ao cliente. É desagradável ver para a mesma acção ter por exemplo: “Telefonema com o Cliente”, “Conference Call”, “Comunicação com o Cliente”, etc… Uniformizar é fundamental e mais uma vez os sistemas ajudam neste campo.

Outro aspecto, ainda, ligado ao registo é a possibilidade de registar tempos mínimos, ou seja, quando é feito o registo de determinada tarefa ou se o tempo registado for menor, automaticamente o sistema coloca o tempo mínimo. Vejamos um exemplo típico: Telefonema. Quando atende um telefonema e está no meio de uma peça processual, tem de parar o que está a fazer, concentrar-se no telefonema, desligar o telefonema e voltar ao ponto onde estava levando algum tempo para voltar ao nível de concentração que se encontrava. Estes tempos intermédios não são contabilizados, mas se determinar tempos mínimos de registo irá minimizar este aspecto
.

Outra funcionalidade importante é ter uma forma de aviso ao advogado e ao seu supervisor dos dias que registou e não registou de forma periódica e automática. É importante haver um ponto de controlo que relembre de forma semanal e mensal os dias em que não há qualquer registo.

Para “ajudar” coloque uma forma de bloqueio. Ou seja, o advogado não pode lançar tempos com mais de x dias de atraso. Assim, cada vez que houver um esquecimento o advogado terá obrigatoriamente de contactar com a pessoa responsável pelo sistema para lhe dar as permissões necessárias. Este será um momento para chamar atenção e reforçar a necessidade de registo a tempo e horas. Claro que, deverá comunicar, mais uma vez que os advogados podem apenas atrasar x dias. Tenha atenção para não colocar um tempo muito curto, porque existe sempre trabalho que é feito fora do escritório e que pode ter dias seguidos.

Claro que nada disto pode resultar, porque há uma variável que por mais procedimentos e sistemas informáticos ultrapassa tudo isto: factor humano. Como ultrapassar? Bem, aqui teremos de ser mais radicais e ter o total apoio da administração. Nas nossas consultorias tivemos de optar por este recurso apenas três vezes e todas com muito sucesso. A solução é muito simples: associar os registos de tempos ao pagamento do salário.

É absolutamente necessário manter-se firme porque no primeiro mês todos estarão convencidos que é bluff e que irá pagar à mesma. Aqui é o momento decisivo para marcar a sua posição, pois uma de duas opções irá acontecer e ambas benéficas para a sua equipa: o elemento disciplina-se e no próximo mês não falha, porque quer receber o seu salário ou irá sair da sua organização e, assim, livrou-se de um mau elemento na sua equipa.

Se está em prática isolada este último aspecto pode ser à mesma aplicada. “Vista” os dois papeis de supervisor e advogado que tem de registar. E depois de fazer o registo de tempos dê um “prémio” a si próprio, para que o seu cérebro sinta um estímulo positivo e, assim, ultrapassar a conotação negativa de ter de fazer este registo.

A disciplina é realmente o segredo para ter o tempo de registo, mas esta pode ser ensinada ou conduzida.

Lembre-se que: “Disciplina é a ponte que liga os nossos sonhos às nossas realizações.”

Ricardo Teixeira - CEO KAMAE

Comentário (0)



Os comentários estão fechados
Junta-te à nossa lista VIP para receberes conteúdos exclusivos!


Tags

linguagem 1ª Parte 1º Erro 20% 80% 2013 2014 2015 2016 2ª Parte actividade Juridica actividade jurídica Actos Notariais Adiantamentos Advocacia Advogado Advogados Agenda Agosto ajuda Ano difícil Apple arquivo arte atrair atrair novos clientes aumentar aumentar receitas Avaliação avaliar Avenças caixas pretas Capacidade Captar Clientes Casos Certificação Chefias Chicote ciência clientes cloud Coaching cobram Cobranças cobrar conhecimento Consultoria Contas bancárias crescer cultura custo D.U.M.B. Decisão decisões Despesas dia-a-dia Diagnóstico difusas disciplina eficazes electrónica e-mail equipa Equipas Erros Erros de Gestão Escolha escritório Escritórios ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS Estagiários estudo execução Factos Facturação facturar Falha Falhas Falta Falta de Investimento famosas Faturação Férias Férias Judiciais Ferramentas follow-up formação gestão Gestão de Tempo Gestão Jurídicas GOALS Grande Sociedade Honorários Ideias importância importantes indicadores Ineficazes informação Informalidade interrupções Investimentos IT jurídico Juristas Lenta Liderança Liderar advogados Ligação Crítica liguagem Linguagem mais inspirador marcados marketing Marketing Publicacional medir melhorar método Métricas Moda mudanças mundo DIGITAL Musashi Must necessária Networking Novas Regras novos clientes O ANO! Objectivos on-line Organização outro nível papel Parceiros pareto Parte II Parte III participação Património peças perdem clientes peso prática isolada prazos judiciais princípios fundamentais problema problemas Procedimentos Procedimentos formalizados processuais produtividade propostas prospectos Provisões Qualidade Recebeu Recebeu recado Receitas Registo registo de tempos Relacionamento Resistência Rotatividade Segurança segurança absoluta seguras sem apoio Seminário SEMINÁRIO ON-LINE sete princípios Sindromes Sistema Sistemas de Informação Site Sites Sociedade Sociedades sócios Solicitadores Soluções Sun Tzu Tempo tempo e horas Tempos tempos facturados tempos produzidos Tendências Time-sheet Top 10 de Erros TOP 10 DOS ERROS trabalho trabalho efectuado Valor/ h Valor/hora vencer visitas