it.wellreplicas.to replique montre fausse rolex rolex imitacion https://es.upscalerolex.to https://pt.upscalerolex.to/ pt.wellreplicas.to repliki zegarków https://gr.buywatches.is hu.buywatches.is

en-USpt-PT

Artigos/ Newsletters

Artigos/ Newsletters

Nesta secção irá encontrar todas as newsletters que vão saindo para os nossos subscritores. A KAMAE tem por objectivos dar conhecimento que aumente a cultura empresarial da área e produtividade. Esperamos estar à altura das vossas expectativas! Se quiser sugerir temas para nós abordarmos, contacte-nos.


KAMAE
KAMAE

Ricardo Teixeira

Os sete princípios da filosofia de Musashi aplicados à advocacia

Os sete princípios da filosofia de Musashi aplicados à advocacia

A estratégia assume papel fulcral, principalmente em situações de conflito com uma parte contrária. Muitas são as teorias de “combate”. Já apresentámos Sun Tzu (veja artigo) originário da China, agora apresentamos Myamoto Musashi vindo do Japão.

Myamoto Musashi foi o maior Samurai Japonês de todos os tempos, tendo vivido no seculo XVI e XVII e nunca foi derrotado em combate. Durante este período escreveu “O livro dos Cinco Anéis” onde apresenta toda a sua filosofia de vida e de combate. Inúmeras escolas de gestão e academias militares estudam esta teoria. São os princípios deste livro que aqui apresentamos, aplicados à advocacia:

  • Flexível com identidade. Um guerreiro segura a espada com as duas mãos por cima da cabeça, observando pacientemente o seu oponente, à espera que o conflito comece. A sua postura não é nem agressiva nem passiva. Ele é a essência do que se chama flexibilidade com identidade.
    Está preparado para fazer o que for preciso, de acordo com a situação, e consegue responder à mudança. Musashi comparava a atitude ideal à água: « A água é, ao mesmo tempo, ordenada e flexível. Mantém a sua identidade e reage em conformidade com as circunstâncias.»
    Seja como a água quando lidar com a sua parte contrária ou mesmo cliente, adapte-se sem perder a sua identidade, marcando também a sua posição.
  • Execução. A flexibilidade é indispensável para uma execução eficaz, que consiste em tomar a acção certa no momento certo. A base para uma boa execução é o treino. Os temas associados com e execução estão nos cinco princípios seguintes, que compõem o acrónimo REACT (Reagir) = “Resources” (recursos), “Enviroment” (ambiente), “Attitude” (atitude), “Concentration” (concentração) e “Timing” (Momento certa).
    Não haja de forma impulsiva, pense antes de agir e quando agir faço-o com vigor, precisão, no tempo correcto e no espaço correcto. Nas negociações a emoção pode ser contraproducente pelo que inspira e use “REACT”.
  • Recursos. Os recursos são os bens e capacidades que cada parte traz para um conflito. São a matéria-prima da táctica. Nos negócios, os recursos podem incluir pessoas, equipamento, finanças e reputação. No entanto, em todas as situações competitivas os recursos mais importantes são a informação precisa e ferramentas para lidar com ela. Na advocacia as pessoas e as tecnologias têm um papel fundamental pelo que soluções de gestão, como o KamaeLei são fundamentais para enfrentar as adversidades do mercado. 
  • Ambiente. Nos negócios, o ambiente inclui as tendências e a estrutura do mercado, o clima económico e político, a legislação e a opinião pública. Os recursos e o ambiente trabalham em conjunto para fornecer o cenário em que uma situação competitiva surge e é resolvida. A abordagem inicial depende muito da avaliação do ambiente.
  • Atitude. A atitude que se traz para um conflito é aquela que se ensaiou na preparação. A essência da atitude é resumida no código samurai, segundo o qual se deve apenas pensar ganhar. O fracasso não deve constituir uma opção. De acordo com aquele código, o medo é o pior inimigo e ele só existe na mente das pessoas. A atitude pode-se e deve-se treinar. O desporto por exemplo é uma óptima fonte de treino da atitude.  
  • Concentração. Em qualquer situação existem tácticas que funcionam e tácticas que não funcionam. A concentração ajuda-nos a utilizar os recursos da maneira mais eficaz. A advocacia tem inúmeras interrupções e solicitações no dia-a-dia. Se tiver uma concentração eficaz com capacidade de se abstrair e estar envolvido a 100% numa tarefa de cada vez, a sua produtividade será exponencial. Uma melhor Gestão de Tempo também o ajudará a ter maior concentração.
  • Timing. Trata-se de agir na altura apropriada para garantir o sucesso. O timing e a concentração trabalham juntos: se não houver uma concentração de pensamento e de recursos no momento certo, então todas as suas tácticas irão provavelmente fracassar. Quantos de nós já não tivemos aquela situação em que dissemos algo que logo a seguir pensámos “Como é possível ter dito isto?...” e outras alturas em que fomos simplesmente brilhantes e pensamos “Fui eu! J”. Da próxima vez que abordar determinada situação tente encontrar o timing certo, depois avalie e na próxima tente novamente, porque irá acertar.
    O Timing é fundamental e quando associado aos vários pontos enumerados então só poderá resultar em sucesso.
O mais importante é que tenha uma estratégia com uma identidade em todas as suas acções. Seja o “Myamoto Musashi da Advocacia” J

Lembre-se que: “A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver o que está distante como se estivesse próximo e ter uma visão distanciada do que está próximo.” Miyamoto Musashi

Ricardo Teixeira - CEO KAMAE

Comentário (0)



Os comentários estão fechados
Junta-te à nossa lista VIP para receberes conteúdos exclusivos!


Tags

linguagem 1ª Parte 1º Erro 20% 80% 2013 2014 2015 2016 2ª Parte actividade Juridica actividade jurídica Actos Notariais Adiantamentos Advocacia Advogado Advogados Agenda Agosto ajuda Ano difícil Apple arquivo arte atrair atrair novos clientes aumentar aumentar receitas Avaliação avaliar Avenças caixas pretas Capacidade Captar Clientes Casos Certificação Chefias Chicote ciência clientes cloud Coaching cobram Cobranças cobrar conhecimento Consultoria Contas bancárias crescer cultura custo D.U.M.B. Decisão decisões Despesas dia-a-dia Diagnóstico difusas disciplina eficazes electrónica e-mail equipa Equipas Erros Erros de Gestão Escolha escritório Escritórios ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS Estagiários estudo execução Factos Facturação facturar Falha Falhas Falta Falta de Investimento famosas Faturação Férias Férias Judiciais Ferramentas follow-up formação gestão Gestão de Tempo Gestão Jurídicas GOALS Grande Sociedade Honorários Ideias importância importantes indicadores Ineficazes informação Informalidade interrupções Investimentos IT jurídico Juristas Lenta Liderança Liderar advogados Ligação Crítica liguagem Linguagem mais inspirador marcados marketing Marketing Publicacional medir melhorar método Métricas Moda mudanças mundo DIGITAL Musashi Must necessária Networking Novas Regras novos clientes O ANO! Objectivos on-line Organização outro nível papel Parceiros pareto Parte II Parte III participação Património peças perdem clientes peso prática isolada prazos judiciais princípios fundamentais problema problemas Procedimentos Procedimentos formalizados processuais produtividade propostas prospectos Provisões Qualidade Recebeu Recebeu recado Receitas Registo registo de tempos Relacionamento Resistência Rotatividade Segurança segurança absoluta seguras sem apoio Seminário SEMINÁRIO ON-LINE sete princípios Sindromes Sistema Sistemas de Informação Site Sites Sociedade Sociedades sócios Solicitadores Soluções Sun Tzu Tempo tempo e horas Tempos tempos facturados tempos produzidos Tendências Time-sheet Top 10 de Erros TOP 10 DOS ERROS trabalho trabalho efectuado Valor/ h Valor/hora vencer visitas